• criatividade
  • tecnologia
  • escala
  • dados
  • marketing
  • conteudo
business

Vídeos longos ou curtos – Qual se encaixa melhor na sua marca?

Em um espaço tão versátil como a internet, a interatividade é muito importante para marcas e empresas se posicionarem no mercado. E as estratégias de Marketing Digital precisam acompanhar as mudanças que acontecem rapidamente. Então, vídeos longos ou curtos – Qual se encaixa melhor na sua marca?

Com o consumo de conteúdo aumentando, escolher qual formato se encaixa da forma mais adequada nunca foi tão fácil. Segundo o estudo feito pela Kantar Ibope Media, Inside Video 2022, conteúdo em formato de vídeo representam uma janela de oportunidade. Em 2021, 63% da verba de publicidade foi investida neste formato.

O sucesso dos vídeos está no alto índice de segmentação, alcançando diversas pessoas com idades e perfis socioeconômicos diferentes, e facilidade de acesso.  

Mas dentro deste segmento, o ideal é produzir vídeos curtos ou longos?

A resposta é: Depende!

Segundo a Techsmith, um vídeo instrucional ou informativo, não deve ultrapassar a marca de 20 minutos, mas a preferência é para os intervalos entre 3 e 6 minutos. Isso não significa que o conteúdo deve seguir esse tempo para sempre, cada campanha tem o seu objetivo. Por isso, é importante analisar a sua estratégia e o seu objetivo final.

A duração do vídeo depende de qual canal você vai compartilhar e do conteúdo propriamente dito, usuários de aplicativos como TikTok e Instagram, gastam em média, 197,8 e 17,6 milhões de horas por dia na plataforma, respectivamente (dados do Wall Street Journal), enquanto no YouTube, plataforma de conteúdos mistos, tem cerca de 30 milhões de visualizações por dia. O artigo do Google “Are short-form or long-form videos better for brands? Viewers and creators say both are”*, 59% da geração Z procura em vídeos curtos descobrir mais coisas das quais assistem a versões mais longas.

Diante dessas informações, é possível ressaltar que independente do seu tamanho, os vídeos são uma ferramenta importante para o Marketing. Canais como os Stories do Instagram e o TikTok podem ser usados para aumentar reconhecimento da marca ou compartilhamento, uma vez que 58% das pessoas pesquisadas dizem que se tornaram mais interessadas em uma marca / produto após vê-lo no Stories.

Já os vídeos mais longos são perfeitos para blogs e landpages, sendo uma maneira de complementar o conteúdo textual.

Não precisa escolher entre um e outro, explore os dois.   

* (Os vídeos curtos ou longos são melhores para as marcas? Espectadores e criadores dizem que ambos são)

Anterior
Como alinhar Privacidade e Experiência personalizada?
Próximo
AdOps – Recurso para escala de publicidade online