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PMEs esperam aumentar 25% seu faturamento na Black Friday

Após um ano de muitas incertezas para o comércio, PMEs esperam aumentar 25% seu faturamento na Black Friday e com ela, a esperança de dias melhores. Parte essencial do calendário do e-commerce brasileiro, e fundamental para a saúde financeira das empresas, em 2021 as PMEs (pequenas e médias empresas) esperam ter um aumento em torno de 25% em seu faturamento. Segundo levantamento “Aquecimento Black Friday 2021”, realizado pela Nuvemshop, sete em cada dez lojistas afirmam que a Black Friday é importante para o faturamento.

“Em 2020, tivemos a Black Friday mais digital da história, impulsionada pelo contexto de isolamento social. Com esse novo comportamento de compra do consumidor, que vem se repetindo ao longo deste ano, a expectativa é que o comércio eletrônico vivencie, novamente, um de seus melhores resultados”, afirma Guilherme Pedroso, Country Manager da Nuvemshop no Brasil.

Para muitos empresários, essa Black Friday será inédita, visto que muitos deles passaram a contar com suas lojas online a menos de 1 ano atrás. “Vale lembrar que, na Black Friday do ano passado, a realidade de consumo já estava em rápida transformação, porque a população brasileira já vivia em isolamento social e o comércio físico não estava operando no mesmo ritmo”, reforça Pedroso.

Atraindo o consumidor

Apesar de contarem com mais um canal de vendas, os empresários também precisarão ser criativos para atrair seus clientes, visto que seus concorrentes também podem estar no digital. Algumas estratégias, como cupons, descontos em produtos específicos, remarketing, brindes e frete grátis são algumas opções. Em 2020, aproximadamente 23% fizeram pelo menos três ações promocionais na Black Friday. Para esse ano, a expectativa é que pelo menos 60% façam no mínimo três ações.

A estratégia de produtos selecionados com desconto será, pelo segundo ano consecutivo, a principal ação para a data. Já promoções com cupons e kits especiais de produtos, serão adotados por 58,5% e 34% dos lojistas, respectivamente.

Cerca de 60% dos respondentes da pesquisa fazer até uma semana de promoção e consideram ações como brindes (37%), frete grátis para regiões específicas (26%), frete grátis para todo o Brasil (24%) e promoções via e-mail marketing (21%).

“Durante a Black Friday, o preço é, sem dúvida, o que brilha aos olhos do consumidor. No entanto, nessas grandes datas para o comércio, o desconto é o que os clientes mais encontram. Por isso, diversificar as ações promocionais e oferecer mais opções podem atrair variados perfis de consumidores. Além disso, é importante ressaltar que o atendimento de excelência, a confiabilidade da plataforma e as diferentes formas de pagamento são pontos que contribuem para a decisão de compra e que podem diferenciar as PMEs de seus concorrentes”, reforça Pedroso.

Canais mais usados nas promoções

Para a Black Friday, as empresas consideram como essencial em suas estratégias de divulgação, além do próprio e-commerce, canais como o Instagram (73%) e o WhatsApp (66%). “A combinação desses três meios de venda foi escolhida por 59% dos entrevistados e indica que os empreendedores estão apostando na diversificação de plataformas. A estratégia vai de encontro com a tendência de contato direto com o cliente, o que, para pequenos e médios empreendedores, é fundamental para a conquista e retenção dos consumidores – especialmente em datas agitadas para o comércio”, evidencia Pedroso.

Em 2021, cerca de 77,5% dos empresários disseram que vão investir em estratégia de marketing digital, anúncios nas redes sociais, Google Ads (publicidade no Google) e ações com influenciadores. Como destaque, o Instagram é principal rede social escolhida para promover as ofertas e atrair os consumidores, sendo a opção de quase 96% dos entrevistados.

Planejando a Black Friday

A Black Friday desse ano trouxe otimismo e a maioria dos empresários dizem estar preparados para a época. Já 14% afirmaram estar pouco ou nada preparados. Em relação ao tempo de preparação, 72% dos lojistas dizem começar 15 dias antes da data, traçando a definição da estratégia, selecionando os produtos, treinando equipe e elaborando as ações de marketing.

Referências: E-Commerce Brasil

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