• criatividade
  • tecnologia
  • escala
  • dados
  • marketing
  • conteudo
business

Pinterest: a nova rede para o seu e-commerce

Quem trabalha com e-commerce precisa estar buscando novas estratégias para melhorar seus resultados, e as redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok são excelentes ferramentas para isso, mas e o Pinterest? Já pensou em alavancar o seu negócio com essa rede social?  

O Pinterest vem ganhando cada vez mais adeptos e suas características de trafego e conversão podem ser vantagem para a sua empresa.  

O que é o Pinterest?

Criado em 2010, o Pinterest surgiu de um antigo costume de seus fundadores, Ben Silbermann e Evan Sharp eram colecionadores, então porque não criar um espaço para que as pessoas pudessem colecionar fotos?

A princípio era apenas uma rede social de ideias “faça você mesmo”, receitas e buscas por inspirações. Hoje, com mais de 459 milhões de visitas, a rede se tornou uma ferramenta de vendas e grande visibilidade para marcas.

Apenas no Brasil são 46 milhões de usuários e 50% desta parcela é representada pela parte jovem dos brasileiros, entre 18 a 34 anos. Em 2020, os usuários geravam cerca de 4 bilhões de pesquisas, isto porque encontram no Pinterest um refúgio.

Então como o seu e-commerce pode se beneficiar desta rede?

Diferentemente das outras redes socias, o objetivo do Pinterest não é ganhar muitas curtidas, a ideia é que as pessoas salvem, organizem e compartilhe suas inspirações com outras pessoas, criando um mural de ideias.

Por isso, o conteúdo que divulga links externos não é limitado, o compartilhamento de referências é até encorajado. Desta forma, a plataforma é uma aliada para angariar visitas para o seu site.

Além disso, outra grande vantagem é que a rede não considera dia, horário e frequência de postagens para tornar o seu conteúdo relevante. Se uma pessoa salvar o seu pin, ele se espalha e atinge mais pessoas, gerando tráfego durante muitos meses.  

Neste sentido, o Pinterest é o canal ideal para a sua marca, 80% dos usuários descobrem novas marcas e produtos dentro da plataforma. A própria equipe diz: “O Pinterest é onde as pessoas navegam, descobrem e compram. Apareça no momento da inspiração e leve seu público da ideia ao “eu fiz”.”

Então, como se manter atrativo no Pinterest?

Existem algumas práticas que podem ajudar a sua marca ou negócio a ter mais visibilidade:

  • Monte pastas de inspirações

As pessoas buscam por conteúdos inspiradores, então é importante criar pastas que vão além de divulgar os seus produtos.

  • Usem imagens de qualidade

A maioria do conteúdo é de imagens, por isso invista em fotos de qualidade

  • Crie pins de produtos

Essa funcionalidade só está disponível para contas empresariais e permite que você exiba não somente a imagem do produto, mas também o preço, o estoque e link de venda.

E se você ainda não faz o uso do e-commerce para o seu negócio, conheça todas as vantagens que essa modalidade para trazer para você aqui.

Anterior
Omnichannel: uma nova experiência de compras
Próximo
Geração Z e sua influência no marketing