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Omnichannel: uma nova experiência de compras

O modo de se fazer negócios está em constante mudança, pois se antes ter um website era um luxo para algumas empresas, hoje é o mínimo. Por isso, é fundamental pensar em como a sua empresa pode se sobressair entre as outra. E é aí que entram as estratégias omnichannel.

A pandemia da Covid-19 modificou muitas coisas, principalmente como marcas e consumidores interagem. Para fidelizar e atrair novos clientes neste novo formato, é preciso repensar estratégias. Conheça tudo sobre a nova tendência de vendas e atendimento, omnichannel.  

Omnichannel: o que é?

Pode se entender como omnichannel uma abordagem de marketing e vendas multicanal, oferecendo uma experiência de compra perfeita, independente de estar em um ambiente online ou offline.

Não é apenas atender os consumidores em todos os canais individuais, mas interligá-los. Ou seja, uma comunicação integrada entre todas as plataformas onde a empresa está inserida. Isto permite que o consumidor tenha autonomia durante a compra, escolhendo o formato que o atende melhor naquele momento.

Por exemplo: você vai até uma loja no shopping em busca de um sapato, mas aquele específico não está disponível na loja física. Então, o atendente oferece a possibilidade de compra pelo site, por um link enviado pelo mesmo, e retirar o produto na loja física ou em casa.

Isto é a integração de todos os canais.

Experiência de compra com o omnichannel

Transformar a experiência de compra em algo único vem se tornando um desafio, isso porque os consumidores estão cada vez mais exigentes (leia aqui: Geração Z e sua influência no Marketing).

Desta forma, só resta reafirmar ainda mais a importância da presença de qualidade no meio online, afinal, 71% dos compradores pesquisam antes o que querem comprar para realizar uma compra mais objetiva e 70% procuram online sobre os produtos mesmo que a compra seja feita em uma loja online. Dito isso, a convergência de informações se mostra mais que necessária.

A pesquisa: A nova jornada de compra omnichannel, publicada pela Globo, mostra que, após a pandemia, a forma de consumir sofreu grandes alterações, houve um aumento significativo de compras feitas por smartphones, onde até 66% dos entrevistados usam o celular para compras. E não é apenas para fazer compras em casa, mas mesmo comprando em lojas físicas, o celular está presente, seja para conferir e comparar preços ou se informar melhor acerca daquele produto específico.

Os benefícios para varejistas e empresários que investem em estratégias omnichannel são inúmeros, mesmo que as expectativas dos clientes cresçam. As principais vantagens são:

  • Melhor experiência para fidelização de clientes
  • Crescimento de conhecimento da marca fora das lojas físicas
  • Facilita a vida do consumidor e aumenta a coleta de dados (leia mais sobre marketing de dados aqui).

Além da diversidade de atendimento e consulta de informações, é crucial que marcas e empresas ampliem suas formas de pagamentos, uma maneira de facilitar as transações para os clientes. Temos como exemplo o Pix que caiu no gosto dos brasileiros. Se precisar de uma consultoria de nossa equipe para cuidar de seu marketing omnichannel e outros, clique aqui.

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