O dia que muitas pessoas especularam, durante tanto tempo, virando até memes e piadas, infelizmente chegou. Poucas marcas no mundo, fizeram um trabalho de branding tão bem feito quanto a família real britânica, ainda que ora ou outra algumas polêmicas surgissem, há quem especule que também fazia parte da estratégia de marca. Um pouco dessa “ousadia real” em ganhar espaço na mídia do mundo todo, se deve ao marido de Elizabeth II, Philip – Duque de Edimburgo, que esteve por trás de diversas ideias inovadoras e outras iniciativas para se aproximar do povo. Falando nisso, sabe aquela tradicional mensagem de natal da rainha? A ideia foi dele.
Assim como o mercado, a família real se atualizou em tudo, desde o uso dedicado das redes sociais, da produção de documentários, até a série de grande sucesso da Netflix, The Crown, que fez com que novamente, as pessoas do mundo inteiro voltassem os olhos para essa, que é uma das poucas monarquias que ainda conseguem se manter em evidência por tanto tempo. Tudo essa inovação veio desde mensagens transmitidas pelo rádio, depois televisão e mais recentemente pela internet.
Ainda que seja uma das mais tradicionais e conservadoras instituições do mundo inteiro, a família real serve como exemplo para muitas empresas e marcas. Muitas delas, até hoje não tem presença digital nem produzem conteúdos para o meio. Já a rainha fez inúmeras video-conferências, as famosas lives que “pipocaram” durante o auge da pandemia e todo conteúdo foi espalhado por todos os outros canais, além da imprensa, claro. Lição: Sua majestade sempre marcou território em todas as plataformas de comunicação. E sua a marca?
Esse, além de todos os desafios de ser a chefe de estado e monarca de 14 países, é só um dos motivos que fez de Elizabeth II a líder mundial mais lembrada e respeitada na face da terra. Desafios esses que envolveram sua imagem como nenhuma outra monarca, como e recuperação do país pós-terra e o mais difícil, a morte da princesa Diana, onde todos esperavam um pronunciamento da realeza e, com o passar dos dias sem nenhuma aparição, a imagem da Rainha foi colocada em xeque. Apesar disso, a habilidade da monarca ao se dirigir ao público foi tanta, que um único pronunciamento em frente a janela do Palácio de Buckingham foi o suficiente para acalmar os ânimos e levar a imagem da rainha aos altos índices de aprovação novamente.
Outro alinhamento de imagem muito bem feito da rainha, foi na área da moda, começando com sua bolsa Launer London, que foi presente de sua mãe em 1950, sempre presente junto da Rainha até o seu jubileu de platina, em 2022. A quem diga que a monarca tivesse mais de 200 delas. Sem falar de seus looks sempre copiados. Outra marca que sempre se manteve ligada a família real foi a Land Rover, carro que sempre era usado para caçar, viajar ou mesmo em um compromisso que fazia questão de dirigir aos 90 anos.
Mesmo sendo contrária a aparecer e ter mídia à qualquer custo, Elizabeth II sempre manteve o status quo tradicional, misterioso e cheio de tradição, fazendo com que o mundo nunca tirasse os olhos dos palácios reais, sempre envoltos em mistérios e admiração. Uma coisa é certa: desde o seu primeiro dia como rainha, ela ficou 100% focada para manter a monarquia sempre relevante, fiel às suas origens e alinhada com as grandes inovações, sempre se mantendo atual. É um caso de sucesso, ou não é?!