Muitas empresas ainda estão tentando entender quais os melhores planos de ação para atrair e manter os clientes ativos. Além disso, as constantes mudanças nas questões de privacidade e a possibilidade de suspensão dos cookies, apontam diretamente para o futuro. Marketing de Intenção: a chave para vender mais.
O que é Marketing de Intenção?
O marketing de intenção significa avaliar a intenção de compra ou uso do seu cliente e comercializar os seus produtos/serviços adequados avaliando os dados captados nos mais diversos canais.
Mas é preciso entender o que é exatamente a intenção de compra. Para isso, partimos do ponto de um comportamento coletivo. Antes de realizar uma compra, é comum recorrer à plataforma de pesquisas, como o Google. Assim, essas pesquisas indicam uma intenção de compra. Logo, Marketing de intenção é a utilização desses dados para formular ações e estratégias na produção de conteúdo. Enfim, o objetivo é entender a caminhada do consumidor até a finalização da compra, seja como for a sua jornada.
Como usar o Marketing de Intenção?
O marketing de intenção começa com os dados de intenção, obtidos por:
- Redes Sociais
- Atividades em sites
- Motores de busca, ex: Google
- Dados de consumo de conteúdo
Enquanto as pessoas procuram por informações na internet, seja por meio de palavras-chave ou clicando em links, o marketing rastreia esses dados e utiliza como indicadores de necessidade, desejo do consumidor e tendências.
Assim, a equipe estratégica pode planejar e aplicar ações direcionadas diretamente para o público-alvo e alcançá-los no momento certo. Além de permitir identificar clientes em potencial.
Marketing de intenção: a chave para vender mais
O marketing de intenção é benéfico, pois permite que as informações colhidas auxiliem na criação de estratégias e leads certeiros, se diferenciando dos modelos tradicionais.
Enquanto os modelos tradicionais, observam apenas as informações demográficas, o marketing de intenção permite o aumento da taxa de conversão através do engajamento com o consumidor, não segmentado por características socioeconômicas, mas pelo interesse no serviço ou produto.
Em levantamento divulgado pela Insights for Professionals, 99% de grandes empresas utilizam dados de intenção de alguma forma, além disso, observaram um aumento significativo entre as vendas e o ROI. Dentro deste número, 40% do orçamento é gasto no marketing de intenção.
Sob essa perspectiva, as empresas criam interações mais relevantes e sob medida para fornecer o conteúdo que o consumidor necessita naquele instante. Descubra também as vantagem da utilização de dados para a sua empresa em Marketing de Dados: Por que investir?