O último trimestre de 2022 agitou o mercado varejista e acendeu um alerta para a experiência do consumidor. Copa do Mundo e Black Friday.
Pela primeira vez, Black Friday, Copa do Mundo e festas de fim do ano se encontram. Surge, então, a necessidade de investir em tecnologias que visam manter a experiência do consumidor elevada.
Segundo dados da Criteo, cerca de 45% das pessoas afirmam que fazem suas compras um mês antes das festas e, em 2022, o mês de novembro, resultou em vários eventos consecutivos. A movimentação foi alta, principalmente por quem estava esperando pelas promoções e pelos apaixonados por futebol. A procura por eletrônicos e roupas neste período cresceu e a expectativa é que o movimento se mantenha alto até o Natal.
Mas como essa alta vai impactar o mercado online?
Uma oportunidade para as empresas
A relação entre cliente e marca tem se modificado, não basta só entregar um bom atendimento, mas facilitar processos, agregar conforto e diferenciação.
De acordo com a Criteo, 65% dos brasileiros escolhem fazer suas compras por meio de smartphones e 24% usam notebooks e desktops, em período de festas e promoções, o grande volume de acessos simultâneos pode causar uma sobrecarga nos sistemas e na equipe.
Este trimestre incomum é ideal para investir em sistemas que corrijam lentidão, bugs e geram fluidez de acessos e respostas rápidas, uma vez que 40% das pessoas escolhem comprar online para escapar de filas.
É essencial que as empresas mantenham suas estratégias de e-commerce alinhadas, antecipando possíveis problemas durante as datas e estejam prontas para o atendimento durante e depois das compras.