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Consumo: Super trimestre com Copa do Mundo e Black Friday

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Também conhecido como “Super Trimestre“, os últimos meses do ano com várias oportunidades para o comércio, tem alguns elementos a mais esse ano. Começando com Copa do Mundo, a partir de 20 de novembro, que acontece bem próxima a tão aguardada Black Friday. Um levantamento realizado pela Nielsen com 2 mil pessoas no Brasil que usam a internet, entre homens e mulheres, apontou que 65% dos consumidores se interessam por futebol, sendo que 65,5% dos que pretendem comprar produtos na Black Friday são fãs de futebol, enquanto 87% dos que costumam realizar compras admiram o esporte. Consumo: Super trimestre com Copa do Mundo e Black Friday!

A pesquisa também apontou que 54% das pessoas afirmaram que começarão a poupar dinheiro para realizar compras durante a Black Friday, sendo que 56% dos que poupam, recebem entre 2 e 4 salários mínimos por mês. Dessa amostra, 58% estão na faixa etária entre 25 e 44 anos, sendo que 53% são mulheres, onde de 3 a cada 5, tem intenção de gastar com roupas e acessórios.

Outros setores que possuem maior intenção de compra, são também aqueles com o maior ticket médio, como Eletrodomésticos (59%), celular ou tablet (57% – sendo 60% entre 18-24 anos) e moda (56%). Em quarta e quinta posição das intenções de compra, estão as categorias de eletroeletrônicos e notebook ou computador pessoal (38%) e videogame (23%), respectivamente.

Outra alteração no comportamento de compra também foi observado na pesquisa, onde grande parte das pessoas espera a Black Friday para fazer as compras de maior valor, indicando um amadurecimento do comprador na hora de gastar. Outro dado levantado mostra que 50% das pessoas pretendem fazer compras para se preparar para a Copa, independentemente da categoria e 3 em cada 10 declaram decidir o que comprar na hora.

E quanto o gasto em publicidade?

Com relação à essa questão, um planejamento detalhado é necessário, visto que a quantidade de ativações e ações crescerá exponencialmente com o objetivo de chamar a atenção do público-alvo. Sobre isso, a pesquisa da Nielsen mostrou que 68% do público estaria disposto a participar de ativações em publicidade, como promoções com cupons (75%), descontos por QR Code (55%) e acesso antecipado a produtos (40%). No entanto para que todas essas ações tenha resultado positivo, é necessário criar um contexto onde a experiência e as ativações da marca estejam conectadas com os temas da copa, por exemplo. Isso é mostrado na pesquisa, onde 32% não participariam de ativações e 56% dizem não prestar atenção em propagandas, por motivos de falta de atratividade da publicidade (22%) e a forma como anúncios atrapalham a experiência (18%).

Na Black Friday, as marcas mais lembradas pelos consumidores são: Lojas Americanas em primeiro lugar com 22%, seguida de Magalu com 17% e Amazon e Samsung com 10% e Casas Bahia com 8%. Esses números refletem um trabalho que é realizado durante todo o ano e sempre com um timing certo, visto que as datas mais comerciais do ano, passam a ter as campanhas iniciadas cada vez mais cedo. E a sua marca, já está com as estratégias e ações para esse “Super Trimestre” prontas? Não deixe para última hora, hein! Consumo: Super trimestre com Copa do Mundo e Black Friday

Referências: Meio & Mensagem e Nilsen

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