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O impacto das Dark Kitchens no mercado de food service

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Muita gente, apesar de já consumir e estar 100% imerso nesse mercado, ainda não sabe do que se tratam as dark kitchens, ou ghost kitchens (cozinhas fantasmas, em português). Esse é um dos muitos modelos de mercado que se transformaram durante a pandemia e que veio para ficar, tamanha a aderência ao mercado. Exclusivo do mercado de delivery e take away, as dark kitchens ficaram populares graças aos menores custos nos processos que vão da seleção dos insumos, produção, até à mesa do consumidor, fazendo com que toda aquela estrutura física dos restaurantes convencionais não seja necessária. Mas e as Dark Kitchens no mercado de food service?

Para ser tem uma ideia do tamanho desse marcado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), na Pesquisa de Desempenho do setor, 57,4% de todas franquias de alimentação estão adotando esse modelo, sendo que 21,3% já estão atuando no modelo e 11,5% estão em fase de implementação. Outro serviço que tinha resistência de alguns segmentos do mercado de alimentação era o de delivery. No entanto esse mercado mudou, conforme aponta a pesquisa CREST, realizada pela GS&NPD em parceria com o Instituto Food Service Brasil (IFB). Só em 2021, o segmento de entregas somou R$ 40,5 bilhões de gastos totais – 24% a mais em relação ao ano anterior.

Delivery x Qualidade

Uma das resistências dos restaurantes ao modelo de delivery, é o impacto na qualidade e consequentemente em sua marca. Quer queira ou não, quando criamos um processo para entregar o alimento ao consumidor, a experiência assim como a qualidade são pontos de extrema sensibilidade. Ainda que internamente tudo seja feito com os mais altos níveis de exigência, quando o produto sai para entrega, pontos que fogem do controle da marca entram em cena, como o serviço e apps de pedidos, embalagens, equipe que realiza a entrega, clima, trânsito etc.

Definição de processos

No segmento de alimentação os insumos devem estar sempre frescos, assim como o manuseio deles deve ser realizado o mais próximo possível do consumo. Tenso isto, a questão de entender o seu volume de pedidos para poder ter um estoque sempre novo, também é algo obrigatório para o resultado final positivo. O desafio para muitos, é enxergar o cenário do começo ao fim, onde oscilações são comuns e inesperadas, como por exemplo nos fins de semana, feriado, festas de fim de ano, onde o número de pedidos pode mudar drasticamente para cima ou para baixo, impactando diretamente no processo. Ninguém quer ter pedido chegando e não ter produto para entregar, certo!?

A importância da logística

A logística é um elemento essencial para que tudo ocorra da melhor forma possível. Assim, é possível garantir que os produtos não estraguem e sejam utilizados no tempo devido. Por isso, é muito importante considerar a cadeia de suprimentos. O produto passa por um longo processo até chegar às cozinhas, então, precisa receber a refrigeração correta durante o transporte. Afinal, isso afeta a durabilidade, o sabor e, consequentemente, a experiência do consumidor.

Voltando `a questão da qualidade, quando definimos um raio de entrega muito grande, o pedido pode chegar frio e proporcionar uma péssima experiência ao consumidor. Então, o ideal é ter cozinhas localizadas em regiões estratégicas, delimitando um raio de entrega para cada uma delas e ficando mais próximo do seu cliente final, ou então, diminuir o raio de atendimento com o objetivo de manter a qualidade do seu produto. Isso pode ajudar os produtos a chegarem com mais rapidez até os clientes, com muito frescor, proporcionando uma experiência positiva o mais parecida possível com a de um restaurante.

Já que essa é uma mudança sem volta, vamos deixar algumas palavras-chave a se levar em consideração como essencial para se montar uma dark kitchen / processo de delivery: experiência e primeira impressão, comodidade, qualidade, agilidade e suporte ágil, afinal, o cliente gosta de saber que pode contar com você sempre que precisar. Para esse último, tenha canais de comunicação sempre integrados, uma estratégia de marketing que escale suas vendas e construa sua marca rumo a um crescimento com consistência. Dark Kitchens e o mercado de food service.

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