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Fim dos cookies: o que fazer?

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Depois de muita especulação e muitos adiantamentos, temos uma data para o fim dos cookies, 2024. Assim, é possível implementar soluções novas que podem substituir a função dos cookies. Como resultado da busca por privacidade, atualmente, o Google está trabalhando em uma nova ferramenta, o FLEDGE, proposta pelo Privacy Sandbox, para atender o público personalizado e ações de remarketing. Realmente é o Fim dos cookies: o que fazer?

Mas afinal, o que são os cookies e o que fazem?

Ao acessar um site, as janelas pop-up aparecem solicitando que o utilizador “aceite” ou “aceite todos” os cookies. Esses são, basicamente, trechos de código que armazenam as suas informações, como:

  • Login
  • Produtos no carrinho
  • Sites acessados
  • Anúncios clicados etc.

Ou seja, uma trajetória online, assim empresas e e-commerces podem adquirir essas informações e planejar estratégias focados diretamente em seu segmento.

Contudo, com os avanços por mais privacidade dos usuários, estes cookies não estarão mais disponíveis, exigindo uma busca por novas soluções que supram essa ausência no mercado sem que o consumidor perca o que procura, uma experiência personalizada.

Com o fim dos cookies, o que fazer? Como fazer publicidade?

FLEDGE, nova ferramenta para o fim dos cookies

O FLEDGE é uma nova proposta pelo Privacy Sandbox do Google idealizada para trabalhar com público específico e ações de remarketing, sem que terceiros possam rastrear a navegação dos usuários nos sites.

Segundo o Google, o FLEDGE é uma alternativa melhor a segmentação contextual e de dados primários, fazendo com que o navegador do próprio usuário contenha as informações do que ele tem interesse.

A iniciativa é um leilão pelo navegador que escolhe o anúncio mais relevantes dentre os sites que o usuário visitou recentemente, funcionando da seguinte forma:

  • 1º O usuário entra em um site que deseja anunciar os seus produtos.
  • 2º O navegador é adicionado a um grupo de interesse.
  • 3º Então, esse mesmo usuário entra em um site que vende espaço para anúncios.
  • 4º Enquanto isso, o leilão de anúncios acontece no dispositivo do usuário.
  • 5º Por fim, o anúncio com a maior pontuação é exibido.

Além disso, há uma função que permite a emissão de relatórios após o fim do leilão, para registros e como guias para futuras ações.

O FLEDGE é o primeiro experimento a ser implementado entre outras propostas. Para acompanhar toda a linha temporal, acesse o Privacy Sandbox.

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