É um fato que os consumidores estão buscando novas maneiras de se conectar com suas marcas. A Epsilon, ainda em 2018, já afirmava, que 80% dos consumidores compram de marcas que entregam uma experiência personalizada a cada ponto da compra. Então, como alinhar as experiências personalização as novas regras de privacidade?
Novas regras de privacidade
Não novidade a preocupação que os compradores demonstram em relação à utilização de seus dados pela empresa. Só em 2020, o crescimento das buscas por privacidade online cresceu 50%*.
Isto se tornou uma espécie de paradoxo, os consumidores querem uma experiência única, mas estão preocupados em como seus dados são usados.
Originalmente, o Google planejava a retirada dos cookies de terceiros este ano, porém adiou para 2023 e posteriormente para 2024, o que deu a chance para marcas encontrem novas maneiras de obter os dados de seus clientes.
Enquanto isso, o mesmo lançou o projeto Privacy Sandbox, um projeto colaborativo que busca criar tecnologias que vai proteger a privacidade das pessoas on-line. Em suma, os principais objetivos são:
- A criação de novas tecnologias para manter as informações dos usuários privadas
- Permitir que editores e desenvolvedores mantenham o conteúdo online gratuito
- Construir uma nova privacidade na Internet Padrão
Então como fazer publicidade?
Existem algumas atitudes que podem ajudar as empresas e marcas a minimizarem as preocupações e gerar lealdade entre os seus clientes:
- Entenda os detalhes das preferências de seus consumidores
- A empresa precisa analisar as preferências do consumidor e, a partir daí, desenvolve uma compreensão clara dos benefícios que cada valor demográfico mais valoriza
- Comunique-se e eduque sobre o vínculo entre coleta e personalização de dados do consumidor
As empresas que se concentram em se comunicar em termos simples, sendo transparentes sobre os tipos de dados coletados e como eles são protegidos, tem resultados melhores
O Marketing de Dados é a forma ideal de marcas e empresas trabalharem. Confira tudo sobre esse planejamento em nossa matéria Marketing de dados: Por que investir?
*Dados retirados de O fim dos cookies de terceiros no Chrome: privacidade para os usuários e resultados para os anunciantes (thinkwithgoogle.com)