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5 tendências de Comportamento e Marketing para 2023

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As 5 tendências de Comportamento e Marketing para 2023 foram traçadas através do estudo Globalization Deep Diver, do The Drum.

O que acontece de praxe em praticamente todos os setores da economia durante o último trimestre do ano? Estudos e pesquisas de tendências em cada área para o ano seguinte. De acordo com o projecto “Globalization Deep Diver”, do The Drum, incluindo o contexto de pós-pandemia, inflação e guerra, cinco macrotendências em comportamento foram listadas para 2023 e que devem ser levadas em conta na hora de elaborar as estratégias de marketing das empresas. São elas:

1 – Menos tempo para marcas e publicidade

Segundo o estudo The Drum, os tempo que os consumidores consomem em publicidade e media, caiu globalmente para 54,6% do total. A sugestão é criar conteúdos com propósito, que prestem algum serviço ao seu público e que ajude a aglutinar as pessoas em forma de comunidade em torno de um tema.

A palavra propósito que esteve muito presente em 2022 nos temas e estratégias das empresas, deverá continuar ainda mais em voga no próximo ano. As pessoas não querem mais consumir conteúdos meramente comerciais se não tiver nada que agregue valor ao seu dia-a-dia. Entender seu público é essencial para que funcione.

2 – Consumidores se importam com marcas que pensam no futuro do mundo

O tal do ESG (governança ambiental, social e corporativa) veio para ficar e os consumidores estão de olho. Empresas que tem em seu planejamento de futuro estratégias que visam cuidar do meio-ambiente, das pessoas e comunidades, além de desenvolver uma governança responsável, saem na frente. Muitas já tem se adequado e colocado várias iniciativas me prática, mas aquelas que ficam só no discurso para poder conquistar o cliente, cuidado, pois eles possuem uma sensibilidade cada vez maior, em especial a geração z, para notarem o que é só discurso e o que realmente é prática.

Segundo o estudo The Drum, as pessoas esperam mais iniciativas das empresas em prol da sociedade como um todo, já que esperar somente da iniciativa pública não tem sido o suficiente.

3 – Relação de confiança com os consumidores

Em outro estudo feito pela Adobe, cerca de 75% dos executivos a nível mundial, estão sentindo mais dificuldade de criar relacionamentos mais fortes e de confiança, crise que começou após o inicio da pandemia. Um dos caminhos a se seguir, é investir de forma participativa e relevante em comunidades e na cultura de interesse de seu público. Fazer a diferença na vida das pessoas, faz com que elas se sintam mais próximas, criando uma ligação mais forte com a marca.

4 – Confiança nos empregadores

O caminho contrário também acontece. Através do relatório “2022 Edelman Trust Barometer”, podemos notar que o empregador saltou para o topo da lista quando falamos de confiança das pessoas em alguma entidades, ultrapassando governos, mídia em geral, redes sociais e publicidade. Isso se dá porque o colaborador pode ter mais voz e acompanhar de perto quando e como seu empregador se envolve em questões que envolvam o meio ambiente e questões sociais críticas. E o melhor: quando as empresas cumprem o discurso e mostram resultados positivos, os próprios colaboradores viram influenciadores que trabalham a favor da marca.

5 – Preço em evidência 

Segundo falamos no inicio deste texto, o estudo também levou em consideração questões mundiais como pós-pandemia, inflação e guerra, que influenciarão as pessoas ainda por muito tempo. Dito isto, o preço das coisas se tornou essencial na hora da tomada de decisão de compra dos consumidores, seja em ítens do cotidiano ou bens duráveis. Só nos Estados Unidos, 66% dos consumidores afirmam que a subida dos preços/inflação é a sua maior preocupação. Só depois são abordados temas como violência com armas ou a Covid. São mais algumas variáveis que as marcas devem acompanhar e se ajustar para se manterem resilientes a esse mercado em constante evolução.

O mundo está mudando rapidamente em todos os sentidos. Se quiser acompanhar tudo de perto, fique de olho em nossas publicações e se precisar, conte com a nossa equipe. 5 tendências de Comportamento e Marketing para 2023.

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