Os hábitos dos consumidores mudam conforme a tecnologia evolui. Isso significa que para se manter em destaque, é necessário estar presente nos principais canais de atendimento digital. Para os bancos, isso representa um desafio a mais. Continue lendo para descobrir mais sobre o Banco conversacional: AI em transações bancárias.
O que é o Banco Conversacional?
O Banco Conversacional veio para revolucionar e lidar com as transações bancárias. Através de aplicativos de mensagens, Inteligência Artificial e chatbots, é possível realizar operações, obter informações e até mesmo receber assistência personalizada, tudo de maneira ágil e conveniente.
Além disso, com o uso de inteligência artificial, ele aprende com suas preferências e necessidades do usurário e oferece sugestões e soluções adequadas ao seu perfil. É como ter um consultor financeiro sempre ao seu lado, disponível a qualquer momento.
Segundo o The Ultimate Guide to Digital-First Customer Service, cerca de 6 em 10 usuários precisam fazer múltiplos contatos com agentes bancários para resolver a demanda. Com o uso da AI e de outros softwares como o chatbot, há disponibilidade de atendimento 24h por dia, todos os dias da semana; dinamismo nas interações; resoluções de atendimento em tempo recorde e interações mais seguras.
Vantagens da AI em transações bancárias
A tecnologia possibilita criar um nível de personalização maior com um grande volume de atendimento. Além disso, tira elemento que mais gera insatisfação nos clientes: a fila de espera.
Dentre essas vantagens, existem outras que tornam o uso do AI e outros softwares muito atrativos para bancos, instituições financeiras e fintechs, como:
- Transferências de atendimento mais eficientes.
- Demandas resolvidas exclusivamente pelo bot.
- Menor custo operacional no atendimento.
- Reservar os seus funcionários para tarefas mais complexas.
Além desses benefícios, as instituições financeiras e fintechs também se beneficiam da segurança proporcionada pelas experiências e interações oferecidas pelo banco conversacional. De maneira que os processos se tornem mais seguros, as empresas podem solicitar ao proprietário uma selfie com data atual a fim de verificar sua identidade via chatbot pelo WhatsApp. Em caso de preenchimento de formulários online, um bot pode pedir ao usuário que compartilhe algum documento, como identidade ou CNH.
Em conclusão, as instituições financeiras estão em busca de criar novas experiências mais engajadoras e atrativas. O banco conversacional mostra a importância da interação em todos os pontos de contato com o cliente.