• criatividade
  • tecnologia
  • escala
  • dados
  • marketing
  • conteudo
business

A IA generativa está transformando o mercado

Post Image

A IA generativa está transformando o mercado e abrindo espaço para um novo tempo onde as máquinas podem gerar conteúdo e insights precisos, em linguagem simples, com escala e quase instantaneamente. Mas como isso pode ser implementado no nosso cotidiano (A IA generativa está transformando o mercado)?

Segundo o relatório da consultoria Accenture, Uma nova era de IA Generativa para todos, o nosso mercado está prestes a sofrer uma revolução não vista a muito tempo, começando com muito força ainda em 2024, visto que 40% de todas as horas de trabalho em todas as economias já sofreram alguma influencia da inteligência artificial generativa.

Um fator decisivo para vermos os resultados reais, é que haja um aumento nos investimentos e treinamento de equipes, principalmente nos ligados ao digital. Com isso, poderemos começar a ver um romper mais relevante nos resultados, pois a IA generativa está diretamente ligada a outras tecnologias dentro do digital. Segundo Julie Sweet, líder da Accenture, “todos os caminhos levam à tecnologia”.

A Inteligência Artificial na Experiência do Consumidor

O hábito de fazer pesquisas antes da compra, está se tornando realidade da maioria dos consumidores. De acordo com a pesquisa Connected Shoppers Report, feita pela Salesforce, podemos ver que 17% dos consumidores usaram Chat GPT e IA generativa para se inspirar ou tomar uma decisão de comprar, pois mais de 75% deles já trocaram de marca (switched) nos últimos anos. 

Diante disso, podemos concluir que a IA será mais uma interface na rotina dos usuários, seja para fazer compras, pesquisar um assunto de interesse, para trabalhar ou no cotidiano, alterando também como aprendemos, como descobrimos as coisas e como compramos.

IA e dados no atendimento ao cliente

Quando começamos a orientar nossas decisões de atendimento ao cliente com base em dados, conseguimos enxergar de forma individualizada suas necessidades. No entanto existe um obstáculo: 59% dos consumidores não confiam em empresas para compartilhar seus dados. Ainda que seja um desafio lidar com alto volume de informações, talvez esse seja o melhor caminho para oferecer um atendimento proativo e que se antecipe aos desejos e necessidades dos consumidores.

De acordo com pesquisa da Salesforce, 92% dos varejistas já investem em IA e 58% das equipes de marketing estão usando IA para criação de peças gráficas e conteúdo.

Leia também: Cuidados Essenciais ao Utilizar IA Generativa nas Vendas

Dados e IA trabalhando juntos

Como dissemos acima, a personalização faz parte de um atendimento ao cliente de sucesso e com maiores chances de retenção, por isso, os dados devem ser obtidos através do comportamento dos seus clientes nos canais de contato da sua empresa, seja ele online ou offline.

Conhecer o consumidor, seus hábitos de consumo e o que ele mais gosta, já é metade do caminho para criar mensagens personalizadas, criar proximidade e um relacionamento onde seu cliente se torna mais que um comprador, mas um fã da sua marca.

Vale lembrar que lançar mão de ferramentas como sistema de cashback, pontos e programas de fidelidade, pode potencializar a recompra, o aumento significativo de seu faturamento e o entendimento dos hábitos dos seus clientes.

Anterior
Teste A/B: Decisões de Marketing Baseadas em Dados
Próximo
A onda da Retail media