Torii
Talvez um dos símbolos mais famosos do xintoísmo sejam os majestosos portais que marcam a entrada dos santuários. Feitos de madeira ou pedra, os portais com duas pilastras são chamados de “torii” e delimitam a área habitada por um kami. O ato de passar por um torii é visto como uma forma de purificação, o que é muito importante quando se visita um santuário.
No Japão, a cor vermelha é representativa do sol e da vida, e também se diz que afasta maus presságios e desastres. Mais uma vez, ao passar por esses portais, os visitantes são limpos de qualquer energia ruim, garantindo que apenas a energia boa seja trazida para o Kami que ali reside.
Há uma variedade de toriis feitos de madeira sem laca, pedra (geralmente de cor branca ou cinza) e até metal. Embora haja um grande número de variações de cores, há um número ainda maior de formas (algo em torno de 60). Os dois tipos mais comuns, no entanto, são “myojin” e “shinmei”. Myojin torii são curvados para cima em suas extremidades e têm uma viga que se estende além dos postes. Shinmei torii tem um topo reto e uma travessa que termina em cada poste.