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Marketing de dados: Por que investir?

Fazer marketing com dados é o método mais assertivo de garantir que a sua campanha atenda ao propósito e tenha resultados.

À medida que o mercado vai crescendo, a procura por experiências únicas e desenvolvidas para o perfil do usuário, cresce simultaneamente. Para garantir o sucesso das campanhas publicitárias, é preciso investir em Marketing de dados, isto é, estratégias baseadas em dados.

O que é Marketing de dados?

Nada mais é do que decisões otimizadas considerando informações sociais e gerais.

Os dados são essências para monitorar o mercado consumidor, demandas, presença do público-alvo em determinado lugar, tendências e a interação entre diferentes nichos.

Por que os dados são importantes?

A ParcelLab divulgou, em uma pesquisa de impactos emocionais em relação às compras, que 42% das pessoas cancelaram suas inscrições em determinado conteúdo, após receberem uma campanha de marketing erroneamente. 24% decidiram bloquear as tais empresas nas redes sociais.

Com isso, muitas empresas perdem oportunidades de vendas adicionais. Marcas que fazem o uso de um sistema de comunicação de ponta a ponta e criam estratégias usando dados segmentados do seu nicho, mantém uma experiência de alto padrão com seus clientes.  

Mas quais dados usar?

  • Dados primários

São coletados pela própria equipe de pesquisa, voltando para resolver a questão chave envolta do questionamento. Pode ser usada para segmentar o público-alvo; conhecer o comportamento de compra e levantar o nível de consciência sobre o produto;

Entre as vantagens da aplicação destes dados, está o controle das informações, desde a coleta até o uso das mesmas. Com os resultados brutos, a utilidade é diversificada, podendo ser convertida em ações de remarketing.

Mas tem um porém, a obtenção é trabalhosa e limitada, o acesso fica entre o público-alvo e parte dele.

  • Dados de terceiros

São adquiridos e nutrido por parceiros (clientes ou fornecedores), em sua maioria captados por formulários de portais empresariais. A IAB Europe, em seu relatório de Publicidade Programática de 2022, afirma que 53% dos anunciantes procuram mercados selecionados para encontrar novos públicos, pelo impacto das novas regras de segurança e privacidade de dados.

Com as novas propostas do projeto colaborativo, Privacy Sandbox, do Google, a forma de adquirir esses dados está sendo reformulada, de maneira que o usuário mantenha a sua privacidade. Por isso, é importante ter uma equipe ou parceiro que tenha experiência em gestão de audiência e estratégia de pesquisa e uso de dados.

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