Os produtos mais comprados online por brasileiros: Uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence mostra que cerca 64% da população brasileira ainda prefere comprar pela internet, mesmo com o comercio já aberto após a pandemia. Entre os produtos mais vendidos, temos os aparelhos eletrônicos como os mais comprados online (60,8%), seguido de roupas, sapatos e acessórios (42,4%) e os eletrodomésticos em terceiro (34,8%). Também despontaram na pesquisa outros segmentos, como produtos de decoração para casa (22,5%), viagens (19,7%), produtos de beleza (18,8%), móveis (16,4%), artigos esportivos (16%), alimentos (14.9%) e produtos de limpeza (6,8%).
Mostrando uma tendência de crescimento para o segmento de e-commerce, o estudo ainda destaca que 32% dos entrevistados disseram que “aumentou bastante” as compras online.
Por que compram online?
Conforto, praticidade e preços atrativos (cupons) são os principais motivos que levam 60,5% dos respondentes da pesquisa a comprarem online. O segundo motivo levantado, foi possibilidade de conferir avaliações do produto por outras pessoas (33,7%) e a variedade de lojas (30,5%). Agora indo para o outro ponto, o físico, a preferência de compra se dá por conta de alguns fatores, como:
- Poder experimentar o produto (48%);
- Pronta entrega (39%);
- O não pagamento de frete (27%);
- Medo de comprar em lojas online (9%).
Agora voltando para o online, para 87% dos respondentes, buscar informações e realizam pesquisas sobre o produto e a loja, antes de realizarem a compra. Já para 53% é essencial levar em conta as avaliações de outros consumidores que já passaram por aquela experiência de compra.
- 35% buscam prós e contras;
- 24% querem ter acesso ao manual;
- 16% preferem se informar pelo FAQ.
Agora sobre o ticket médio gasto online, segundo a pesquisa, 37% dos respondentes estão dispostos a gastar mais de R$ 300 online/mês; para 19%, esse valor varia de R$ 150 a R$ 300; 17% gastariam até R$50; 14% consideram uma quantia entre R$50 e R$100; e 13% gastariam de R$100 e R$150.
Essa pesquisa só endossa um movimento natural do mercado, onde as empresas passam a ser mais omnichannel, fazendo sua oferta de produtos e serviços através de diversos canais e de forma integrada. Nesse quesito, como anda seu negócio?
Metodologia da pesquisa
Data da realização: 8 a 11 de agosto de 2022
Através de formulário no site TecMundo, uma das verticais proprietárias da NZN, a pesquisa obteve 438.133 visualizações, com 543 respostas. O estudo coletou dados demográficos de idade, gênero e escolaridade, além de respostas específicas sobre mercado e consumo. Perfil dos respondentes da pesquisa:
GÊNERO
- 68% se declaram do gênero masculino;
- 20% do feminino
- 10% preferiram não responder
FAIXA ETÁRIA
- 33% estão entre 18 a 24 anos;
- 25% entre 25 e 34 anos;
- 16% têm entre 35 e 44 anos;
- 12% estão na faixa entre 45 a 54 anos;
- 8% tem entre 55 a 64 anos;
- 6% tem mais de 65 anos.
ESCOLARIDADE
- 43% estudaram até a graduação;
- 33% até o Ensino Médio;
- 15% fizeram Mestrado/Doutorado (15%)
- 9% estudou até o Ensino Fundamental.
Vale destacar que os participantes da pesquisa puderam escolher mais de uma opção por resposta.