• criatividade
  • tecnologia
  • escala
  • dados
  • marketing
  • conteudo
business

Cresce cerca de 20% o investimento em Redes Sociais no segundo Trimestre

Segundo levantamento realizado pela Emplifi, os anunciantes postam com mais frequência no Instagram (68%) do que no TikTok (32%)

O crescimento do investimento em redes sociais aumentou 18% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021, onde o gasto médio mensal com anúncios subiu 19%. Segundo Alexandra Avelar, country manager da Emplifi no Brasil, após as festas, as marcas costumam organizar os seus budgets e estratégias para o restante do ano. Aumento de 20% no investimento em Redes Sociais.

“Logo, os primeiros meses tendem a ser mais calmos em termos de investimentos em anúncios. No segundo trimestre esses valores tendem a aumentar”, explica a executiva. 

Já sobre as plataformas, o Instagram segue como líder de engajamento, com 32 interações por mil impressões. Já o Facebook, após uma considerável queda, a média de interações em postagens de marcas globais, teve um leve aumento em relação ao trimestre anterior, no entanto, quando analisamos os níveis comparativos do semestre de 21/22, o Facebook teve uma queda de 15% ano a ano.

TikTok X Instagram

A Emplifi também realizou um levantamento comparativo com 330 marcas globais presentes no Instagram e no TikTok, o que constatou que de janeiro a junho de 2022, as marcas postaram com mais frequência no Instagram (68%) do que no TikTok (32%). Em contrapartida e mesmo ambas tendo tido crescimento no período, os engajamentos e interações foram maiores no TikTok quando falamos de conteúdo em vídeo.

Alexandra Avelar, da Emplifi Brasil (Divulgação)

Mesmo com esse cenário, Alexandra alerta sobre uma possível inversão desses números com o passar do tempo, visto que o TikTok vem ganhando o espaço que era majoritariamente do Instagram. 

A rede que já foi exclusividade da nova geração vem se tornando mais democrática, trazendo diferentes públicos. Seu formato e algoritmo vem atraindo cada vez mais os investimentos das marcas que estão aprendendo a melhor forma de se comunicar por este canal“, completa Alexandra.

Por segmento

Como complemento, é interessante observar o levantamento realizado pela Nielsen, por meio do Digital Ad Intel, que mapeou os segmentos que mais trabalharam sua comunicação com o mercado no primeiro semestre de 2022. Os dados são:

  • Varejo (17% e 272 bilhões de impressões);
  • Telecomunicações (16% e 249 bilhões de impressões);
  • Assuntos de utilidade pública, educação e governo (10% e 156 bilhões de impressões);
  • Entretenimento (8% e 135 bilhões impressões);
  • Finanças (7% e 114 bilhões de impressões) são os segmentos com mais impacto. 

A transformação do mercado continua e cada vez de forma mais acelerada. Vamos continuar de olho e trazendo todos os insights necessários para os nossos clientes. Em caso de dúvidas, fale com a nossa equipe aqui.

Anterior
TikTok anuncia formatos de Shoppable Ads
Próximo
Por que investir em SEO para seu e-commerce?