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Marketing 5.0 e os novos hábitos de consumo

Por conta da pandemia, houve uma grande aceleração nas transformações do mundo, principalmente quando falamos de evolução digital. Nossos hábitos de consumo foram mudados bruscamente junto com a rotina de nossos lares, que se voltaram para a alimentação, saúde, conforto e lazer. Sendo assim, as marcas que quiseram permanecerem ativas junto aos seus consumidores, tiveram que se adaptar ao novo ritmo. Mas e o Marketing 5.0 e os novos hábitos de consumo?

E é por conta disso que surge o Marketing 5.0, que une a tecnologia e ser humano, com o intuito de atrair, criar laços e fidelizar os clientes. Para isso, as marcas precisam estar muito mais atentas às necessidades do consumidor, buscando formas de se conectar com os mesmos através de dados e tecnologia.

Abaixo, listamos alguns elementos que compões esse novo Marketing 5.0.

Marketing com base em dados

Coletar dados, através dos pontos de contato da sua marca com o seu público, trará insights e o ajudará a entender como as pessoas se comportam. Além de poder elaborar estratégias mais assertivas, pois você conhece melhor seu consumidor, a coleta de dados pode aperfeiçoar o conteúdo de mídia que está sendo veiculado e para quem o mesmo está sendo direcionado. Com isso, você terá a jornada do cliente facilmente mapeada, personalizável e mais assertiva.

Marketing preditivo

Aqui podemos falar que trabalhamos a jornada do cliente, produto e marca, ou seja, identificamos oportunidades durante esse processo de jornada, elaborando ações personalizadas para cada tipo de consumidor, além de lançamento de produtos com chances estimadas de ter sucesso. Um dos pontos positivos é poder medir e criar estimativas de sucesso de suas ações.

Marketing contextual e de conteúdo

Lançando mão de AI (inteligência artificial) pode otimizar a experiência através de conteúdos e ofertas sob medida, usando ferramentas de mídia, produtos, promoções e mensagens assertivas.

Funil de vendas

Com os leads na base e os conteúdos ofertados de forma estratégica para eles, podemos ir para o passo de levar esse lead ao momento de compra, avançando um passo para a conversão de venda.

Marketing ágil

Nessa etapa, precisamos lançar mão de dados gerados em praticamente tempo real, onde sua analise será parte essencial da direção que as próximas estratégias e correções irão tomar. É ai que começamos a ter mais agilidade, resultados na satisfação do cliente e resultados com menos custo.

Marketing 5.0 em sua empresa?

Um dos objetivos do Marketing 5.0 é colocar o consumidor no centro da sua estratégia, além de se mostrar relevante para ele e também para todo meio-ambiente onde a empresa está. Se posicionar sobre assuntos como social, inclusão, diversidade, sustentabilidade entre outros, pode ser um ponto positivo, pois as pessoas esperam muito mais que um produto/serviço incrível, esperam relevância no mundo.

Para isso, é essencial traçar estratégias usando tecnologia e marketing de dados para atingir o lado emocional do cliente.Todos esses pontos devem ser planejados de forma humana e o contato da sua marca com o cliente deve ser priorizado.

O surgimento da pandemia da Covid-19 provocou transformações significativas no marketing digital, mas também exigiu que as marcas, mesmo que em uma situação econômica difícil, se posicionasse sobre assuntos importantes para a maioria das pessoas.

Não esqueça! O seu consumidor está de olho nas ações e nos valores que as empresas vendem, transmite, e mais do que isso, praticam!

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