Uma das estratégias mais usadas pelas empresas para gerar leads é o marketing de conteúdo. Seja para empresa grande ou pequena, produzir conteúdo de qualidade e com valor agregado, pode ser um grande diferencial para você num mercado online tão concorrido. Entenda!
Marketing de conteúdo para o meu negócio
O conteúdo gerado para seu lead (possível cliente) vai conduzi-lo através do que chamamos de funil (caminho) por todas as etapas da jornada de compra, ou seja, desde a descoberta da sua empresa até a compra final. O propósito desse processo é ganhar a atenção e simpatia do seu cliente gerando valor para ele e não sendo intrusivo, como muitas das propagandas que vemos no mercado. Alguns dos benefícios que fazem o marketing de conteúdo valer muito a pena, são:
- Aumentar a audiência do site com público qualificado;
- Aumentar o reconhecimento da marca;
- Poder educar o seu cliente sobre os seus produtos;
- Aumentar a captação de leads;
- Aumentar as vendas.
Destacando sua empresa com o marketing de conteúdo
Quando conhecemos alguém, para ganhar intimidade e relacionamento, precisamos, seja na internet ou pessoalmente, fazer esforços para agregar informação e interesses em comum à vida da pessoa, certo? No marketing de conteúdo é a mesma coisa. Precisamos conhecer o nosso público (quem é o seu cliente, seus gostos, lugares que frequentam etc) para criar conteúdos que chamem atenção dele. Vamos aos passos para criação de conteúdo em cada uma das etapas do funil.
1.Descoberta
A criação do conteúdo para o começo do funil (Descoberta), deve ser o com maior valor agregado possível. Aqui vamos tentar mapear, entender, chamar atenção e solucionar algum problema que o usuário tenha. Nessa fase o conteúdo não deve ser publicitário nem forçar uma venda, apenas informar.
Aproveite, para colocar de forma discreta na solução desse problema, o seu produto como exemplo. A criação de blog é uma das soluções mais utilizadas pelas empresas para produzir conteúdos. Também podemos lançar mão de formatos em vídeos, podcasts, infográficos, listas etc.
Um exemplo é uma empresa que vende eletrodomésticos. Ela pode produzir conteúdos para o dia-a-dia de uma casa, como por exemplo, receitas rápidas usando o forno elétrico, ou então, como preparar um bolo rápido de liquidificador. Já uma empresa que vende produtos de limpeza, pode dar dicas de como manter a casa perfumada por mais tempo, ou como tirar aquela mancha chata fazendo uma combinação de produtos. As opções de conteúdo são infinitas.
2. Reconhecimento e consideração
Nessa fase (consideração), após o cliente se dedicar na leitura ou consumindo seu conteúdo, ele começa a considerar seu produto. Aqui, já podemos incluir um formulário, fácil de preencher, onde o cliente pode colocar o e-mail para receber mais dicas exclusivas e que poderão agregar mais valor à ele.
Para impulsionar o usuário a deixar seus contatos, podemos trabalhar conteúdos interativos, e-books, vídeos etc. Feito isso, devemos nutrir o lead , ou seja, manter um relacionamento com ele, sempre enviando dentro de suas preferências, mais oportunidades de soluções para seus problemas. Isso vai ajudar a você marcar sua empresa/produto na mente do usuário, fazendo com que ele o considere uma forte opção de compra.
Agora que podemos nos relacionar diretamente com esse usuário, por e-mail SMS, WhatsApp, etc., podemos começar a colocar no conteúdo o que chamamos de call to action (chamada para ação). Geralmente é em formato de botão, onde o usuário após consumir o conteúdo, é levado para o site/e-commerce para realizar uma compra.
3. Etapa de decisão
Aqui, o usuário já se relacionou com sua marca, consumiu seu conteúdo e já tem ciência de sua existência e de tudo que você pode oferecer à ele. Nessa etapa, procure mais informações para ajudá-los na tomada de decisão, ou seja, quanto mais informações possíveis, mais confiança terão ao adquirir o produto. Dica: só não seja muito intrusivo, nem encha a caixa de e-mail do lead. Isso pode virar uma armadilha.
Dentro do seu site, você pode usar recursos de persuasão e convencimento, como depoimentos de clientes, vídeos, cases de sucesso entre outras opções que mostrem pessoas que são clientes e ficaram satisfeitas com seu produto. Outra opção, são vídeos curtos, que também podem ir para suas redes sociais, mostrando como usar o produto, funcionamento, demonstrações de utilização e descrição mais detalhada das características.
Bom, essa é só uma das infinitas opções que você pode utilizar usando o marketing de conteúdo para alcançar mais pessoas e vender mais. Claro que cada empresa e produto, precisa de uma estratégia diferente, então, busque ajuda com profissionais de marketing digital, se for o caso.
Gerando conteúdo de valor, sua marca ganhará mais visibilidade, especialmente quando combinado com estratégias de SEO, aumentando assim a audiência do seu site, trazendo mais leads e conversão de clientes.
Essa é uma das estratégias de marketing com menor custo, alto retorno e visibilidade para sua marca. Vamos começar! Se quiser ajuda com tudo isso, clique aqui!