De acordo com o estudo do Google, é esperado que a Black Friday traga um perfil de consumidor mais abertos e cauteloso em relação ao consumo.
Após o evento Black Friday Connections, do dia 28, o Google divulgou dados de uma pesquisa encomendada à Ipsos, feita com 500 entrevistados, mostrando que cerca de 64% dos brasileiros planejam comprar na Black Friday, que será no dia 26 de novembro. Outro dado interessante relevado, foi sobre o perfil do consumidor. 44% dos pesquisados se enquadram em um grupo mais cauteloso, que se não houver motivo real para compra, por seus desafios financeiros, se desligam da data. E um grupo mais aberto à data, onde 25% estão economizando para necessidades futuras e 19% só pretendem comprar se encontrarem um ótimo desconto.
Essa data mostra uma grande oportunidade, tanto para os consumidores, que por conta da crise e da pandemia, podem encontrar chances de consumo com menores custos, por necessidade ou oportunidade e também para o comércio que sofreu durante os últimos 18 meses. O Google também fez uma pesquisa online com mil pessoas, onde 31% deles afirmaram que os varejistas podem ajudar os compradores oferecendo grandes descontos e preços muito baixos; 20% valorizam as possibilidades de parcelamento; e 16% preferem descontos progressivos que permitem comprar mais itens.
Pessoas do grupo de perfil mais aberto, declararam estar economizando para comprar com desconto na data (37%), já 13% querem comprar muitas coisas, justamente por não terem comprado no ano passado e 6% vão aproveitar para comprar mais presentes. A pesquisa ainda revela que 71% dos mais abertos acreditam que sua situação financeira vai melhorar até o final do ano e já estão pesquisando e esperando por ótimas promoções.
Mais um dado relevante da pesquisa, mostra quais segmentos os clientes declararam ter mais foco: Vestuário (62%) e celulares (40%) no topo da lista, seguidos por livros e papelaria (38%); calçados (33%); itens de cuidado pessoal (27%); computadores (26%); comidas (23%); móveis (19%); eletroportáteis (17%); e TVs (16%). Já em serviços, o foco vai para passagens aéreas e hotéis, com 12% de intenção durante a Black Friday 2021.
Essa data, assim como outras de oportunidades para o comercio brasileiro, precisam de uma grande organização comercial das empresas que desejam aumentar suas vendas, tanto com relação ao marketing, como às ferramentas usadas e estratégias de divulgação corretas. Se sua empresa estiver precisando de uma consultoria com uma equipe qualificada, entre em contato com a ALVK!